Descritivo do Driver Apoena2
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Descritivo do Driver Apoena2
DRIVER APOENA 2
Breve apresentação:
Este driver é um aperfeiçoamento do já conhecido Driver Apoena1. Possui todas as características do Driver Apoena1 com algumas inovações a mais:
Ele possui um microcontrolador supervisionando o processo de funcionamento do L297 :
1 - Caso haja alguma anomalia na freqüência que controla o PWM do L297, este microcontrolador inibe o motor imediatamente e sinaliza através de um LED. Este procedimento evita a queima de drivers, MOSFETs, motores e etc...
2 - Ele também supervisiona a entrada de PASSO proveniente do PC. Sempre que o sinal de PASSO parar por um periodo igual, ou superior a 2 segundos, o microcontrolador ira acionar o sistema de redução de corrente. Este sistema evita superaquecimento dos MOSFETs, sensores de corrente e motores. Este procedimento é automático e instantâneo, assim que a entrada PASSO volta a atuar, o microcontrolador desliga o redutor de corrente instantaneamente (no mesmo ciclo). A importância do sistema de redução de corrente, se da pelo fato de que quando o motor esta parado, duas de suas bobinas (duas em passo cheio, ou uma em meio passo) permanecem acionadas em período integral (recebendo o PWM do L297 ) para que o motor fique parado e fixo na posição de trabalho. Isto ocasiona um superaquecimento no conjunto todo. Utilizando-se a entrada de INIBE para evitar este problema, o motor é desligado completamente, isto ocasiona a perda de posição, ou por inércia, ou pelo fato de sair fora do passo. É ai que o sistema de redução de corrente se torna imprescindível, pois ele mantem o motor fixo na posição de trabalho, porem reduz a corrente e o aquecimento em até 70% do normal. Isto proporciona uma redução no consumo de energia e também uma maior durabilidade para todo o conjunto eletrônico e motores.
3 – O Apoena2 possui também MOSFETs (IRF640) de maior capacidade de tensão, podendo trabalhar agora, na casa dos 80VCC, sobre os motores .
Características básicas:
Possui três entradas de controle:
Passo = avança ou recua o motor em um passo a cada impulso recebido.
Direção = muda o sentido de rotação do motor.
Inibe = desliga as bobinas do motor deixando as mesmas em “ponto morto”.
Seis saídas para conexão do motor:
BA1 = Bobina A1.
BA2 = Bobina A2
BB1 = Bobina B1
BB2 = Bobina B2.
VMT = alimentação do fio central das bobinas.
VMT = idem ao anterior.
Possui dois modos de operação: meio passo (Half step) ou passo cheio (Full step).
Trabalha com motores unipolares de 5, 6 ou 8 fios.
Suporta correntes de até 7 amperes por fase (nota: em certas situações exigirá ventilação forçada).
Aceita de 12 VCC a 80 VCC, para a alimentação do motor (nota: quanto maior for a alimentação do motor, melhor será o desempenho do mesmo).
Trabalha com MOSFETs IRF640.
Exige três tensões de alimentação, sendo: uma para os isoladores ópticos (5VCC e precisa ser isolada das demais), outra para a lógica de controle (15VCC) e por fim a alimentação dos motores (de 12 a 80VCC).
Breve apresentação:
Este driver é um aperfeiçoamento do já conhecido Driver Apoena1. Possui todas as características do Driver Apoena1 com algumas inovações a mais:
Ele possui um microcontrolador supervisionando o processo de funcionamento do L297 :
1 - Caso haja alguma anomalia na freqüência que controla o PWM do L297, este microcontrolador inibe o motor imediatamente e sinaliza através de um LED. Este procedimento evita a queima de drivers, MOSFETs, motores e etc...
2 - Ele também supervisiona a entrada de PASSO proveniente do PC. Sempre que o sinal de PASSO parar por um periodo igual, ou superior a 2 segundos, o microcontrolador ira acionar o sistema de redução de corrente. Este sistema evita superaquecimento dos MOSFETs, sensores de corrente e motores. Este procedimento é automático e instantâneo, assim que a entrada PASSO volta a atuar, o microcontrolador desliga o redutor de corrente instantaneamente (no mesmo ciclo). A importância do sistema de redução de corrente, se da pelo fato de que quando o motor esta parado, duas de suas bobinas (duas em passo cheio, ou uma em meio passo) permanecem acionadas em período integral (recebendo o PWM do L297 ) para que o motor fique parado e fixo na posição de trabalho. Isto ocasiona um superaquecimento no conjunto todo. Utilizando-se a entrada de INIBE para evitar este problema, o motor é desligado completamente, isto ocasiona a perda de posição, ou por inércia, ou pelo fato de sair fora do passo. É ai que o sistema de redução de corrente se torna imprescindível, pois ele mantem o motor fixo na posição de trabalho, porem reduz a corrente e o aquecimento em até 70% do normal. Isto proporciona uma redução no consumo de energia e também uma maior durabilidade para todo o conjunto eletrônico e motores.
3 – O Apoena2 possui também MOSFETs (IRF640) de maior capacidade de tensão, podendo trabalhar agora, na casa dos 80VCC, sobre os motores .
Características básicas:
Possui três entradas de controle:
Passo = avança ou recua o motor em um passo a cada impulso recebido.
Direção = muda o sentido de rotação do motor.
Inibe = desliga as bobinas do motor deixando as mesmas em “ponto morto”.
Seis saídas para conexão do motor:
BA1 = Bobina A1.
BA2 = Bobina A2
BB1 = Bobina B1
BB2 = Bobina B2.
VMT = alimentação do fio central das bobinas.
VMT = idem ao anterior.
Possui dois modos de operação: meio passo (Half step) ou passo cheio (Full step).
Trabalha com motores unipolares de 5, 6 ou 8 fios.
Suporta correntes de até 7 amperes por fase (nota: em certas situações exigirá ventilação forçada).
Aceita de 12 VCC a 80 VCC, para a alimentação do motor (nota: quanto maior for a alimentação do motor, melhor será o desempenho do mesmo).
Trabalha com MOSFETs IRF640.
Exige três tensões de alimentação, sendo: uma para os isoladores ópticos (5VCC e precisa ser isolada das demais), outra para a lógica de controle (15VCC) e por fim a alimentação dos motores (de 12 a 80VCC).
Última edição por Admin em Ter Abr 15, 2008 10:12 pm, editado 1 vez(es)
Re: Descritivo do Driver Apoena2
Indentificando, calculando e ajustando, a corrente de trabalho e a corrente reduzida do motor.
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